No período de
21 de março a 09 de maio de 2017, a ARACI CULTURA INDÍGENA, em Parceira com a
Secretaria Municipal da Educação de Bauru, realizou o 3º curso destinado aos
especialistas da educação - professores e diretores, abordando vários temas
sobre a História e Cultura Indígena.
Dentre as
atividades realizadas, destacaram-se o estudo e discussão sobre a História e Cultura
dos povos indígenas brasileiros com ênfase na História da Reserva Indígena de Araribá e suas respectivas aldeias, em especial
na Kopenoti.
As discussões
sobre os indígenas brasileiros, conduzida pelo mestre em antropologia prof. Márcio Oliveira de Castro Coelho, ampliou
a compreensão dos participantes sobre a diversidade étnica dos povos indígenas
que habitam no Brasil. As aprendizagens resultantes das discussões proporcionaram
o desenvolvimento da consciência e o reconhecimento da importância de que , ao se
trabalhar com o ensino sobre os indígenas, é fundamental identificar
especificar de qual etnia se está falando. Isso contribuirá para romper com a
ideia genérica de “índio” e proporcionar
o reconhecimento e respeito às diversas culturas.
Também foi
realizada uma visita a aldeia Kopenoti — localizada na Reserva Araribá, no
município de Avaí, SP — onde os
participantes foram recebidos pelo Edenilson
Sebastião, cacique da Aldeia Kopenoti. Neste encontro os professores
participaram de uma roda de conversa para conhecer aspectos do cotidiano dessa
aldeia , seu modo de viver, sua organização, seus projetos e desafios futuros; compreenderam que os habitantes da aldeia se
utilizam das tecnologias disponíveis na atualidade sem, no entanto, deixar de
vivenciar suas tradições e costumes.
Ainda, os participantes puderam
desenvolver reflexões e aprendizagens por meio da oficina sobre o grafismo
indígena, conduzida por Irineu Nje´a, professor da etnia Terena e
presidente da ARACI Cultura Indígena. Tais momentos de aprendizagem
serviram para os professores repensarem as atividades destinadas a atender às comemorações
do chamado “dia do Índio”. De acordo com os participantes, a forma como vinham
desenvolvendo as atividades não contribuíam para o desenvolvimento nos alunos de
uma consciência favorável a quebra dos preconceitos e dos estereótipos.
A questão indígena também foi
discutida na sala de aula pela Profa.
Dra. Maria da Graça Mello Magnoni (FC/UNESP), que contribuiu para que o
professor adquirisse conhecimentos necessários para desenvolver um olhar
crítico sobre a questão indígena
apresentada nos livros didáticos. A formação de uma consciência e de uma visão positiva dos povos indígenas, por parte
doa alunos, passa necessariamente por uma análise crítica.
Por fim, o curso, de um modo geral, foi
bem avaliado pelos participantes que como consta dos depoimentos no vídeo a
seguir. Serviu não somente para aquisição de novos conhecimentos, mas também
para a tomada de consciência da importância de se trabalhar, em sala de aula, a
questão indígena de forma critica e propositiva com os alunos.
Prof. Irineu Nje´a
Presidente – ARACI Cultura
Indígena
Prof. Amarildo Gomes
Pereira
Coordenado de Área da História
Secretaria Municipal da Educação de Bauru, SP
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