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quinta-feira, 27 de julho de 2017

Curso “História e cultura Indígena”



No período de 21 de março a 09 de maio de 2017, a ARACI CULTURA INDÍGENA, em Parceira com a Secretaria Municipal da Educação de Bauru, realizou o 3º curso destinado aos especialistas da educação - professores e diretores, abordando vários temas sobre a História e Cultura Indígena.
Dentre as atividades realizadas, destacaram-se o estudo e discussão sobre a História e Cultura dos povos indígenas brasileiros com ênfase na História da Reserva Indígena de Araribá  e suas respectivas aldeias, em especial na  Kopenoti.
As discussões sobre os indígenas brasileiros, conduzida pelo mestre em antropologia prof. Márcio Oliveira de Castro Coelho, ampliou a compreensão dos participantes sobre a diversidade étnica dos povos indígenas que habitam no Brasil. As aprendizagens resultantes das discussões proporcionaram o desenvolvimento da consciência e o reconhecimento da importância de que , ao se trabalhar com o ensino sobre os indígenas, é fundamental identificar especificar de qual etnia se está falando. Isso contribuirá para romper com a ideia genérica de “índio”  e proporcionar o reconhecimento e respeito às diversas culturas. 
Também foi realizada uma visita a aldeia Kopenoti — localizada na Reserva Araribá, no município de Avaí, SP  — onde os participantes foram recebidos pelo Edenilson Sebastião, cacique da Aldeia Kopenoti. Neste encontro os professores participaram de uma roda de conversa para conhecer aspectos do cotidiano dessa aldeia , seu modo de viver, sua organização, seus projetos e desafios futuros;  compreenderam que os habitantes da aldeia se utilizam das tecnologias disponíveis na atualidade sem, no entanto, deixar de vivenciar suas tradições e costumes.
Ainda, os participantes puderam desenvolver reflexões e aprendizagens por meio da oficina sobre o grafismo indígena, conduzida por Irineu Nje´a, professor da etnia Terena e presidente  da  ARACI Cultura Indígena. Tais momentos de aprendizagem serviram para os professores repensarem as atividades destinadas a atender às comemorações do chamado “dia do Índio”. De acordo com os participantes, a forma como vinham desenvolvendo as atividades não contribuíam para o desenvolvimento nos alunos de uma consciência favorável a quebra dos preconceitos e dos estereótipos. 
A questão indígena também foi discutida  na sala de aula pela Profa. Dra. Maria da Graça Mello Magnoni (FC/UNESP), que contribuiu para que o professor adquirisse conhecimentos necessários para desenvolver um olhar crítico sobre  a questão indígena apresentada nos livros didáticos. A formação de uma consciência e de uma  visão positiva dos povos indígenas, por parte doa alunos, passa necessariamente por uma análise crítica.
Por fim, o curso, de um modo geral, foi bem avaliado pelos participantes que como consta dos depoimentos no vídeo a seguir. Serviu não somente para aquisição de novos conhecimentos, mas também para a tomada de consciência da importância de se trabalhar, em sala de aula, a questão indígena de forma critica e propositiva com os alunos.

Prof. Irineu Nje´a
Presidente – ARACI Cultura Indígena

Prof.  Amarildo Gomes Pereira
Coordenado de Área da História
Secretaria Municipal da Educação de Bauru, SP




Realização da atividade sobre grafismo indígena


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