Mário Juruna foi primeiro representante
indígena no Congresso Nacional - 1983-1987.
Mário
Juruna não deixou de ser indígena por estar de paletó e gravata ele foi exemplo
de guerreiro que lutou pelos direitos indígenas ate seu ultimo fôlego de vida.
Os povos indígenas Brasileiros assumem cada vez mais o papel de protagonista na
construção de outra história, atuando em diversos campos de participação
democrática bem como na construção de políticas indigenistas, tratando de seus
interesses sob uma perspectiva de luta traçada pelo reconhecimento dos direitos
coletivos acerca do direito aos territórios tradicionais indígenas, da diversidade
étnica e cultural e de uma ampla visibilidade as nossas formas próprias de
organizações sociais, costumes, crenças e tradições (WEIBE 2009). Não podemos
ver o indígena como ser exótico, mas com os mesmos direitos segundo o art. 5º
da constituição brasileiras.
Os povos
indígenas do Brasil, historicamente, têm sofrido violações de seus direitos. No
entanto a ganância dos “não índios” em sugar toda riqueza de nossas terras e de
trazer impactos incalculáveis à nossa natureza, quase dizimou a população
indígena brasileira (WEIBE). Independentemente se é indígena urbano ou aldeiado,
estando em seus trajes típicos ou não, isso não vai fazer ele deixar de ser indígena, porque “todo
dia é dia de índio”. Devemos lutar pelos nossos direitos, evitando novos
genocídios com povos indígenas do Brasil. Temos que dar continuidade às lutas
dos grandes guerreiros como foi Mario Juruna e como esta sendo Raoni entre
outros...
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